sábado, 17 de julho de 2010

Por um Inverno Mais Europeu !!

Estamos em pleno inverno nessa gélida Serra Gaúcha. Para a maioria dos que moram aqui, é uma tortura, mas para algumas pessoas que sabem adequar o frio ao seu dia a dia, o inverno é bem interessante, charmoso e até mais agradável que o verão. O problema é que aqui no sul do Brasil não temos a cultura do frio. Possuímos hábitos de um país tropical em uma região onde o inverno é bem rigoroso. E o resultado disso é passar o inverno inteiro tiritando de frio. Não precisamos ir muito longe para vermos como aproveitar o inverno tão bem como aproveitamos o verão. Basta fazer uma visitinha aos nossos “hermanos” argentinos ou uruguaios e ver como eles sabem conviver muito bem com o frio. A cultura européia deles permite sentar-se em um restaurante ou café a uma agradável temperatura de 24ºC e fazer a refeição sem parecer um robô entrouxado. Essa refeição tranquilamente pode ser um sorvete e suas versões. Afinal, o frio está somente do lado de fora. Aqui no sul, as pessoas com seus hábitos tupiniquins, acham que devem se arejar o tempo inteiro. Se entram em um ambiente aquecido, acham que está quente demais e já querem abrir as janelas, sendo que a temperatura lá fora é de 7ºC, 6ºC ou até menos, o que gela em dez minutos um ambiente que levou mais de três horas para ser aquecido. Convide um russo para passar uns dias no nosso inverno e ele vai passar mais frio aqui do que na terra dele, pode ter certeza. Claro que também tem a questão econômica, pois ainda é um pouco “salgado” manter um sistema de aquecimento constante dentro de casa (seja a óleo, elétrico ou a gás), porém a questão cultural influencia e muito o cotidiano do nosso inverno. Basta dar uma volta pela cidade para fazer alguma compra, uma roupa, por exemplo, para vermos como não sabemos lidar com o frio. As lojas com as portas escancaradas, as vendedoras roxas de frio e você tendo que provar uma roupa. Não tem quem aguente. Uma simples iniciativa, como fechar a porta, já reduz pela metade o sofrimento de todos. Basta colocar na porta uma plaquinha de “aberto” ou algo semelhante para mostrar ao público que o estabelecimento não está fechado. Mas mudar hábitos culturais não é tarefa fácil. Bom, por enquanto vou colocando fotos de mais camisetas, algumas de manga longa que é para usar por baixo de um casaco bem quentinho que poderá ser deixado em um cabideiro quando se entrar em um ambiente a uma temperatura confortável... Como em filmes europeus. Um dia chegaremos lá ! Bjs.
Para meninas que gostam de lilás...
Opções para meninos...

Algumas opções em manga curta para adultos...
Mais algumas...
Aos patinadores...

2 comentários:

  1. Olá!
    Adorei o blog e as camisetas estão lindinhas demais... gostei do que escreveu sobre o frio, é bem verdade tudo isso, eu que todo ano pego o inverno na Europa sei bem disso, nem na Russia e Polonia onde peguei temperaturas de até -30ºC eu passei frio, dentro de casa, em lojas, restaurantes, shoppings tudo é fechado e aquecido e nem assim eles deixam de vender, não deixam de andar na rua mesmo com um metro de neve porque os ambientes são fechados e aquecidos, já em Bento eu morro de frio, não tenho coragem de provar roupas em lojas e não entro nas que deixam portas abertas, acho um abrusdo as pessoas serem obrigadas a trabalharem de porta aberta passando frio... mas mudar os hábitos e admitir que o barato às muitas vezes custa caro ainda é difícil pro povo do Sul do Brasil... quem sabe um dia né??? Beijos da Sílvia

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com as observações sobre os hábitos 'tropicalistas' do povo da Serra Gaúcha. Sou da Alemanha e só depois de ter me mudado para um 'país tropical' passei a sofrer com o frio do inverno. Francamente, tenho dificuldade de entender porque nem arquitetos e engenheiros, que por sinal têm formação universitária, constroem as casas, às vezes, sem a mínima preocupação com uma vedação contra o frio.
    Aos poucos, alguns desses profissionais parecem ter cuidado com esses asptectos ....quem sabe um dia né??
    Abraços Christel

    ResponderExcluir